domingo, 15 de outubro de 2023

Dia dos Professores

 Hoje, 15 de setembro, comemoramos o Dia do(a) Professor(a).

Como não lembrar dos primeiros professores?

Com meus sete anos (1953) fui para um colégio muito grande, o N.S. das Mercês, no Fonseca, em Niterói (onde eu morava).

Alfabetização com as Professoras:

Irmã Izabel e Irmã Maria Luiza.

Ah quantas lembranças! Lembro ainda do cheirinho da sala de aula, dos cadernos, lápis e borrachas novos, das carteiras de madeira ...

Depois vieram outras matérias e mais professores:

Irmã Inês, Irmã Carmem, Prof. Portugal Neves e tantos outros lá mesmo no Mercês.

Nota: "Em 1960 (nos meus 14 anos) meu pai faleceu. O mundo caiu para mim. Tive que sair do Colégio Mercês, muito caro e fui estudar à noite e trabalhar de dia. Sim, naquela época trabalhávamos antes dos 18 anos (sem essa frescura dos dias de hoje)."

Depois, vida à fora, muitos(as) e muitos(as) professores(as) ... inesquecíveis.

E por que não falar de mim?

Sim, eu era Prof. Particular, em casa, por volta dos meus 13 anos.

Ajudava os alunos que ficavam em "segunda época", de várias Escolas, a estudarem e aprenderem (sem decoreba) para "passarem de ano". E todos passavam, os pais felizes.

Eu ganhava  dinheiro por serviços prestados e presentes.

Eu adoro ensinar, até hoje.

Tenho um Atelier de Pintura em tela e aproveito para ensinar artesanato também, para crianças e adultos.

Sou feliz ensinando o que sei (e estou sempre aprendendo também).

Parabéns a todos (as) os (as) Professores (as) que ensinam e aprendem.

Desejo muita Saúde e muita Paz para continuar. 

😘

#diaprofessor#colégio#aulasparticulares#lembranças#aprendizado#

 


Um comentário:

  1. Lindas recordações!
    Parabéns
    para todos professores que por aqui passarem!

    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir

Oi, que bom que você veio deixar umas palavrinhas sobre esta postagem.
Adoro interagir. Muito obrigada. Volte sempre, tá?