terça-feira, 16 de junho de 2015

Amizade?

Leio, ouço muita gente reclamando das amizades.
Será que sabemos sinceramente o que é?
Eu acreditava que amizade era estar junto em qualquer situação, seja em alegrias, em momentos tristes ou mesmo à distância.
Mas subi muito alto e caí feio!
Eu tinha “amigas” de infância, sempre juntas, nos encontros como churrascos no verão, na minha piscina, ou nos aniversários, os filhos crescendo juntos e eu apoiando e ajudando qaundo elas precisavam.
Eu era o "ombro amigo para ouvir problemas ou choro” durante todo tempo, eu era a forte, a alegre, que tinha problemas corriqueiros da vida, mas não contava para ninguém.
E assim foi por quase toda minha vida, quase, porque quando meu filho foi morar fora do país (bem longe), eu desabei.
Feliz por ele realizar o sonho dele com a esposa. E triste demais porque eu sabia que não ia vê-lo semanalmente, em nossos almoços e conversas pelo telefone.
Isso foi em 2006, a família e alguns amigos no Aeroporto. Depois que o avião decolou, vim chorando até em casa.
Quatro dias depois viajei com Husband e as “amigas e seus husband” para passar uns dias numa ilha.
Eu tentando me manter durona, aproveitando os passeios e a beleza da natureza do lugar, mas bastou um escorregão que levei numa trilha, que fazíamos para chegar numa praia linda.
Ralei minha canela, meu joelho, braços e aí chorei muito, de dor, de vontade de chorar mesmo e depois de espanto, porque me falavam: não foi nada, não precisa chorar, você é forte, é guerreira ……..
Quando cheguei na praia, o rapaz da única barraquinha que existia lá, me ajudou colocando um remedinho para acalmar a dor. E continuei o passeio, tomando banho de mar e uma caipirinha para sossegar meu coração ….
Na volta o rapaz nos trouxe de barco, para que eu não caminhasse na trilha, que estava escorregadia.
Enfim, fiquei sem paciência, chata, mas continuei a curtir os passeios só com Husband, porque as “amigas” se afastaram da minha chatice.
Voltamos para casa e elas se juntaram (não eram tão ligadas assim) e telefonavam para dizer que eu estava errada, não deveria me irritar e ainda faziam chacota da minha dor e saudades do meu filho. Fiquei pasma.
Sofri o dobro, entrei em depressão, fui parar em médicos, tomar remédios para dormir …
Uns nove anos depois (há uns meses atrás), uma delas  me encontrou na rua e convidou para ir na casa dela, porque gostava muito de mim e não sabia por tínhamos nos separado. 
Eu a tratei muito bem e disse que estava muito ocupada, não estava saindo de casa.
E eu nunca fui nem irei. Para mim elas são invisíveis, não existem mais, não tenho sentimento nenhum por elas.
E vida que segue.
Tenho muitas pessoas com quem convivo (real ou virtual), são pessoas conhecidas que gosto muito (não sei se gostam tanto assim de mim), tenho prazer em ajudar, continuo tratando bem como sempre fiz e sendo sincera com todos, mas a palavra Amizade ainda vai ficar longe do meu dicionário.
Quem sabe um dia alguém a colocará lá de novo.
Há muito precisava escrever sobre esse acontecido, aqui no blog.
Contei para todos saberem que essas decepções acontecem com qualquer pessoa. Já li alguns relatos.
Foi uma nuvem carregada, cinzenta, que passou e espero que não volte nunca mais.
E vamos seguinte em frente, a vida é bonita, é bonita e é bonita!


Até a próxima.


10 comentários:

  1. Eu posso dizer que os meus amigos são a minha família!! Gosto imenso da minha família,sem ela não estaria neste mundo,portanto,devo tudo à minha poderosa família!! Muitos beijinhos,bom resto de semana e até breve!!

    ResponderExcluir
  2. Uma partilha linda e muito sensivel

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. JÔ não deixe que nuvens acinzentadas tapem o brilho da sua VIDA!!! Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Jô
    Compartilho dessa sua opinião.
    A minha última decepção fechou meu coração para a palavras amizade.
    Trato a todos com imenso carinho, ajudo na medida do possível. me dedico mas uma parte de mim sofreu uma ruptura e as feridas ainda estão muito vivas.
    É difícil superar quando você entrega e leva uma boa rasteira
    Mas vamos vivendo colhendo o que nos é oferecido e oferecendo o que o nosso coração tem de melhor que é o amor. Quem dele zombou e com palavras duras humilhou vai colher os frutos de seu comportamento e infelizmente conhecerá o abandono e a solidão
    Beijos querida e um doce sorriso

    ResponderExcluir
  5. Oi Turquezza, é a Vi, eu não tolero traição e falsidade, desse tipo que você falou, ficar na frente bancando a amiga e por trás, nas rodinhas, ficar detonando..
    Se eu não gosto de alguém, simplesmente não abro minha boca para falar nada sobre a pessoa, mas tem gente, que cobra venenosa perto delas, é minhoca.
    Ficam caluniando, inventando mentiras, futricando, causando inimizades.
    Aonde tiver uma fofoca, uma intriga, lá estará a cobra..
    Mas ter amizades solidas leva muito tempo e tem que ter boa vontade de ambas as partes, por que amizade tem que ser uma via de mão dupla.
    Prefiro olhar para as pessoas que hoje querem cultivar uma amizade comigo, do que ficar olhando para as cobras do passado.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jô!
    Amizade que quer somente usufruir do bom que podemos oferecer e não oferece aquilo que damos, é uma via de mão única, não dá! Só percebemos quem são as pessoas que convivemos quando passamos por momentos ruins. O mais engraçado é que as pessoas sempre esquecem o que fazem de ruim...
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. É triste quando essas decepções acontecem e sei que existem...Fizeste bem em desabafar e sei bem dessa dor ,na hora da despedida do filho...Passei muito tempo chateada, mas depois fiquei feliz por vê-lo bem lá fora, longe do Brasil!

    beijos,tuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  8. Jô nos momentos que mais precisamos é que vemos quem realmente está ao nosso lado e quem é amigo,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  9. Há vários tipos de amizades! Entendi o seu desabafo, mas a vida segue..., como você disse!
    Têm amizades muito sinceras!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Jô!
    Eu sempre achei que amizade é um sentimento difícil de qualificar e quantificar. Desde criança, nunca fui muito social e sempre achei que dizer "tal pessoa é minha amiga" era algo muito profundo. Pra mim, amizade é tipo o amor cristão - algo que deve ser dado sem expectativas, é amar alguém sem esperar retribuição e ser sincero. Hoje, mais do que tudo, o mundo está interesseiro e as pessoas sempre sem tempo para ouvir. Posso te dizer sinceramente que nunca me decepcionei com amigos porque nunca esperei que fizessem por mim o que fiz por outros. Sei lá... me deixa mais leve. Lógico que tem horas que nos sentimos sozinhas e só queremos um carinho, um abraço. Mas nessas horas eu converso com Deus e peço pra Ele preencher esse vazio e me fortalecer. Muitos chegam a nós porque nos vê como luz - sabe os insetos que procuram uma luz acesa na varanda? Então... acredito que muitos são assim ao chegar a nós e se isso acontece é porque temos algo bom para oferecer, mas temos que trabalhar nosso ser para amar e perdoar. Sei bem o que sente. Eu não sou de ficar na casa de ninguém e raramente alguém me visita (também por causa dos meus horários, nunca estou em casa), mas procuro não esperar nada dos outros, fica mais leve viver.
    Que Deus esteja sempre em seu caminhar e que suas tristezas e mágoas acabem.
    Sinta-se esmagada com muito carinho.
    Lindo final de semana.

    ResponderExcluir

Oi, que bom que você veio deixar umas palavrinhas sobre esta postagem.
Adoro interagir. Muito obrigada. Volte sempre, tá?