sábado, 25 de março de 2023

Hora do Planeta

 


Eu participo há muito tempo. 
Apoio o Movimento "Hora do Planeta."
E você?


  "A Hora do Planeta, conhecida mundialmente como Earth Hour, surgiu em Sydney, na Austrália, em 2007, e logo a iniciativa espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de um ato simbólico que acontece, anualmente, no final do mês de março.

E com uma frase do Ex-Presidente dos EUA, Barack Obama, em 2015:

"Nós somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última que pode fazer alguma coisa a respeito."

A Hora do Planeta tem como principal objetivo conscientizar a população em geral, assim como governantes e iniciativa privada, a respeito das mudanças climáticas e o que podemos fazer para mudar esse quadro.

"Nos últimos anos, a pandemia da Covid-19 fez com que os tradicionais eventos presenciais não acontecessem. Com isso, a Hora do Planeta se reinventou e trouxe uma série de atividades e manifestações on-line que discutiram temas como crise climática e desigualdade social. A edição de 2021 contou com a participação de 192 países e territórios, levando a 6,7 bilhões de impressões nos posts #HoradoPlaneta, sendo um dos assuntos mais comentados em 42 países."

"A Hora do Planeta não visa à economia de energia, mas a uma demonstração de o planeta e seus aspectos ambientais importam."

O evento, que consiste em um apagamento voluntário de luzes, teve sua data escolhida pela proximidade com o equinócio de primavera, no Hemisfério Norte, e o de outono, no Hemisfério Sul. Isso permite que o impacto visual, ao desligar-se as luzes, seja maior, uma vez que o fim do dia acontece em momentos próximos nos dois hemisférios.

Ao apagar-se as luzes, o que ocorre para evidenciar a preocupação com as questões ambientais do planeta, fica evidente que um grande número de pessoas preocupa-se com as questões ambientais do globo e pede ações concretas e eficientes na luta contra as mudanças climáticas e outros problemas ambientais. Ao aderir ao movimento, cada pessoa, empresa e órgão público demonstram sua preocupação e amor pelo planeta em que vivemos.

Vale salientar que a Hora do Planeta não se trata de um “apagão”, e sim de uma ação voluntária. Assim sendo, nem todas as luzes de uma cidade serão apagadas, mantendo-se principalmente aquelas necessárias para a segurança, tais como semáforos e luzes de ruas e avenidas."



Vamos nessa? Conto com você.

Obrigada pela visita e volte sempre.

😘

#horadoplaneta#nossoplanetaterra#conscientização#

#proteçãoaoplaneta#apagarasluzes#porumahora#


3 comentários:

  1. Belo movimento Jô. Já participei e este ano me passei. Estava lendo agora num blog.
    O Planeta clama por cuidados.
    Um bom fim de noite e um feliz domingo para vocês.
    Bjo amiga

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida JÔ!
    Como moro sozinha, apaguei tudo menos a luz do corredor por uma hora.
    Faz tempo que acontece o movimento de conscientização.
    Tenha um domingo abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Jô!
    Eu participei! E como gostei encontrar aqui maiores explicações nesta bonita postagem. Uma expressão de amor, como você bem pontuou, amor pelo nosso planeta. Torço para que mais pessoas se conscientizem dessa necessidade e cuidado da nossa casa comum.
    Beijo

    ResponderExcluir

Oi, que bom que você veio deixar umas palavrinhas sobre esta postagem.
Adoro interagir. Muito obrigada. Volte sempre, tá?