"A Hora do Planeta, conhecida mundialmente como Earth Hour, surgiu em Sydney, na Austrália, em 2007, e logo a iniciativa espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de um ato simbólico que acontece, anualmente, no final do mês de março.
E com uma frase do Ex-Presidente dos EUA, Barack Obama, em 2015:
"Nós somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última que pode fazer alguma coisa a respeito."
A Hora do Planeta tem como principal objetivo conscientizar a população em geral, assim como governantes e iniciativa privada, a respeito das mudanças climáticas e o que podemos fazer para mudar esse quadro.
"Nos últimos anos, a pandemia da Covid-19 fez com que os tradicionais eventos presenciais não acontecessem. Com isso, a Hora do Planeta se reinventou e trouxe uma série de atividades e manifestações on-line que discutiram temas como crise climática e desigualdade social. A edição de 2021 contou com a participação de 192 países e territórios, levando a 6,7 bilhões de impressões nos posts #HoradoPlaneta, sendo um dos assuntos mais comentados em 42 países."
"A Hora do Planeta não visa à economia de energia, mas a uma demonstração de o planeta e seus aspectos ambientais importam."
O evento, que consiste em um apagamento voluntário de luzes, teve sua data escolhida pela proximidade com o equinócio de primavera, no Hemisfério Norte, e o de outono, no Hemisfério Sul. Isso permite que o impacto visual, ao desligar-se as luzes, seja maior, uma vez que o fim do dia acontece em momentos próximos nos dois hemisférios.
Ao apagar-se as luzes, o que ocorre para evidenciar a preocupação com as questões ambientais do planeta, fica evidente que um grande número de pessoas preocupa-se com as questões ambientais do globo e pede ações concretas e eficientes na luta contra as mudanças climáticas e outros problemas ambientais. Ao aderir ao movimento, cada pessoa, empresa e órgão público demonstram sua preocupação e amor pelo planeta em que vivemos.
Vale salientar que a Hora do Planeta não se trata de um “apagão”, e sim de uma ação voluntária. Assim sendo, nem todas as luzes de uma cidade serão apagadas, mantendo-se principalmente aquelas necessárias para a segurança, tais como semáforos e luzes de ruas e avenidas."
Vamos nessa? Conto com você.
Obrigada pela visita e volte sempre.
😘
#horadoplaneta#nossoplanetaterra#conscientização#
#proteçãoaoplaneta#apagarasluzes#porumahora#
Belo movimento Jô. Já participei e este ano me passei. Estava lendo agora num blog.
ResponderExcluirO Planeta clama por cuidados.
Um bom fim de noite e um feliz domingo para vocês.
Bjo amiga
Olá, querida JÔ!
ResponderExcluirComo moro sozinha, apaguei tudo menos a luz do corredor por uma hora.
Faz tempo que acontece o movimento de conscientização.
Tenha um domingo abençoado!
Beijinhos
Oi Jô!
ResponderExcluirEu participei! E como gostei encontrar aqui maiores explicações nesta bonita postagem. Uma expressão de amor, como você bem pontuou, amor pelo nosso planeta. Torço para que mais pessoas se conscientizem dessa necessidade e cuidado da nossa casa comum.
Beijo