sábado, 6 de junho de 2015

Adoro árvores, mas nos lugares e tamanhos certos.

ARVORE

Árvores enormes são maravilhosas! Queremos muitas e muitas …….. mas depende de onde são plantadas.

Há muito tempo queria escrever sobre as árvores plantadas em calçadas, embaixo da fiação de luz, tv, telefone ……

A Prefeitura deveria verificar o que estão plantando por aí nas calçadas e orientar às pessoas, com folhetos explicativos indicando quais as espécies apropriadas.

Saber podar também é muito importante.

Atenção, órgão responsável:  quando tem chuva ou vento, os galhos batem nos fios e prejudicam a energia elétrica das casas.

E, por favor, quando pedirmos a poda, venham o mais rápido que puderem e com pessoas especializadas para o serviço (não podemos esperar por até 1 ano, ou não atenderem nossos pedidos).

Tem até Palmeira Imperial!!!!!!!  TRÊS numa só calçada. Se uma folha dela cair em cima de uma pessoa, vai machucar seriamente!

Vejo árvores com galhos enormes quase encostando chão (vira esconderijo de bandidos).

De dia faz sombra demais no outono/inverno, de noite atrapalha a iluminação da rua. Tem que ter um meio termo, bom senso.

O proprietário de casa ou prédio é responsável pela sua calçada (calçamento, plantio etc), e vejo calçadas totalmente obstruídas por diversas plantas  e materiais de enfeite. Impossibilitam a passagem de carrinhos de bebê, cadeiras de rodas, idosos que se movimentam com bengalas …………… E as pessoas tem que andar pelo meio da rua!

É preciso organizar e colaborar com o próximo.

Aqui uma reportagem do Jornal O Fluminense, de hoje:

BLOG MUNDIAL BICICLETADA

Foto do Jornal.

E não é só saber podar  mas também o que plantar!

“Cerca de 50 ciclistas participaram de um ato na noite desta sexta-feira (5) para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo era chamar a atenção de autoridades e da população para as podas corretas de árvores. Os ciclistas se encontraram no Trevo de Piratininga e seguiram até a praia de Itacoatiara, onde plantaram uma muda de árvore na praça local, simbolizando o ato. Faixas também foram estendidas no gramado do trevo, onde outra muda foi colocada.

A “bicicletada”, nome do movimento que reuniu os participantes da manifestação, contou com a presença de pessoas de Niterói e do Rio.

Há quase um mês, o movimento está reunindo pessoas para um abaixo-assinado que deverá ser entregue na Prefeitura de Niterói com o intuito de orientar sobre as podas que são feitas irregularmente na cidade.

“Precisamos reunir mais de quatro mil assinaturas, e a todo evento que vamos a gente explica à população sobre a importância da poda correta das árvores. Existem hoje milhares de árvores que não vingaram mais depois das podas irregulares”, explicou a psicóloga e organizadora do grupo no facebook “Salvem as árvores de Niterói”, Célia Fortes, enquanto abordava pessoas para conseguir mais assinaturas.

Com apitaços e gritos de incentivo ao meio de transporte, os ciclistas seguiram pela Estrada Francisco da Cruz Nunes até a entrada da praia, com o apoio de outros veículos que prestavam solidariedade à bicicletada.

Alguns membros do grupo disseram ainda que representantes da prefeitura foram convidados para o evento na noite de ontem, mas ninguém do órgão foi visto durante a bicicletada.
De acordo com Vinícius Moço de Lima, um dos participantes do ato, o objetivo do plantio das árvores é fazer com que possam se desenvolver, sem a necessidade de serem podadas, em locais que fiquem longe da fiação elétrica.

“A ideia é plantar em áreas que não passe os fios de alta tensão, para que as árvores possam crescer e se desenvolver bem”, disse.

O arborista Cláudio Valente, que também pedalou a favor do meio ambiente, explicou que também defende a poda correta das árvores.

“Venho participar porque a causa é mais do que nobre. Hoje estou velho, mas tento, da melhor forma, ajudar a todos que estejam envolvidos com a causa a chamarem a atenção para a correta poda das árvores. A gente ajuda no que for preciso”, disse, acompanhando o comboio de bicicletas.”

Até a próxima!

 

10 comentários:

  1. Muito oportuno e pertinente este texto.
    Uma cidade arborizada é linda e muito contribui com o meio ambiente mas há que se fazer um estudo anterior ao plantio para que as espécies escolhidas não causem danos aos espaços urbanos e à população. E poda irregular acaba ferindo e causando a morte das árvores
    Uma linda tarde Jô
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Interessante e importante tema. Há tantas calçadas estragadas por raízes de plantas erradas para o local... bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Bem pertinente sua escolha!
    Concordo que é preciso ter atenção onde se colocam e qual o melhor local para o tamanho da mesma!
    Onde dei aulas...as raízes eram tão grandes que os passeios estavam todos destruídos! Bj

    ResponderExcluir
  4. Nem me fale , meu vizinho plntou uma embaixo dos fios , já está dando problemas na linha telefonica qdo venta! bjss

    ResponderExcluir
  5. Concordo que deviam ver onde colocam e plantam as árvores!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  6. Jô, querida!

    Eu também adoro árvores.
    Mas sim, é preciso tomar os devidos cuidados ao escolhê-las para plantar. Me dei conta disso ao arrumar o jardim de minha casa no Rio Grande do Sul. As raízes podem fazer muitos estragos.

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Olá Jô
    Pois é,as arvores crescem e muitas crescem muito,precisa muito cuidado e atenção antes de planta-las. Obrigada pela visita,beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jô!
    Deveriam fazer mais praças e áreas de lazer para encher de árvores. A poda é super importante, até para controlar o crescimento das raízes que muitas vezes estouram o piso das calçadas. Aqui na minha rua plantaram coqueiros e se não tiramos os cocos corremos o risco de levar cocada na cabeça! :) Além de carros amassados...
    Ah, essa fiação aérea também não tem nada a ver!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Elas são bem vindas, mas cuidados são necessários
    e antes de fazer 30 anos quero plantar uma árvore rs!
    É estarei atenta a essas precauções
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Turquezza, é a Vi, eu não tenho arvores na calçada, é complicado porque elas crescem e acaba ocupando um espaço destinado ao pedestre, mas quando chega o verão, e eu tenho que sair a pé, e não encontro uma sombra, fico chateada.
    Mas sua colocação esta correta, cabe as prefeituras cuidarem da poda das arvores para evitar problemas.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir

Oi, que bom que você veio deixar umas palavrinhas sobre esta postagem.
Adoro interagir. Muito obrigada. Volte sempre, tá?